segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FUNGOS E BACTÉRIAS - 3º ANO B

 
 
No dia 06 de agosto, os alunos do 3º ano B começaram pesquisar sobre os "Fungos e Bactérias" presentes no ambiente escolar.
O primeiro desafio foi a coleta de materiais para estudo (banheiro, chão da sala de aula, mesa do pátio, bebedouro, corredores, diversos locais da unidade escolar, biblioteca, estantes dos livros e outros).
O passo seguinte foi passar os cotonetes nos preparos de gelatina incolor sem sabor e com açúcar para isolar os fungos e bactérias em recipientes de plásticos (ver fotos).
Os alunos estão registrando as suas descobertas e conclusões através dos fungos e bactérias que se desenvolveram com o decorrer dos dias, utilizando lupas e microscópios nas aulas de Ciências.
Uma aula riquissíma baseada na observação e registro do que os alunos aprenderam.
Queridos alunos, vamos firme em nosso propósito.
BEIJOS NO CORAÇÃO DE VCS!!!!!
Professora Elaine
 
















Microrganismos

I- Definição: São seres tão pequenos invisíveis ao olho nú. São formados apenas por uma célula e tem vida própria. Estão presentes em todo universo e cada espécie possui características biológicas diferentes podendo ser desejáveis, como nos casos de fabricação de cerveja, queijos etc., ou indesejáveis, nos casos de contaminação e toxinfecção.

II- Tipos:

a) Bactérias - possuem vida própria e preferem ambientes úmidos, ou seja, alimentos que tenham algum teor de água, embora algumas espécies de bactérias também possam se desenvolvar em alimentos mais secos. Gostam de alimentos ricos em proteínas. Estão presentes não só nos alimentos, mas também no próprio homem (intestino, nariz, boca, mãos, pulmão) e no meio ambiente;

b) Fungos - são divididos em bolores e leveduras. Assim como as bactérias possuem vida própria. Se multiplicam em alimentos mais secos e que tenham quantidades maiores de açúcar como as frutas e os doces em geral;

c) Vírus - não possuem vida própria e só crescem quando estão dentro da célula do organismo do homem e animais. É adquirido através da ingestão de água, leite ou outro alimento contaminado, e ainda pelo ar ou junto a pessoas doentes, através do contato direto ou indireto, como pela manipulação dos alimentos.


III- Temperaturas Adequadas:
Os microorganismos são sensíveis a diferenças de temperaturas:

1. FRIO - abaixo de 4ºC não se desenvolvem, porém não morrem. Assim que é elevada a temperatura do alimento, recomeça sua proliferação.

2. CALOR - em temperaturas acima de 60ºC também não há desenvolvimento, mas abaixo dessa o crescimento é rápido. O alimento que sofre cocção por mais de 5 minutos a temperatura superior à 74ºC diminui a quantidade de microorganismos, mas se este for armazenado em temperatura de risco o desenvolvimento recomeça.

http://www.cozinhanet.com.br/Artigo.aspx/1697-1-MICRORGANISMOS-BACTERIAS-FUNGOS-E-VIRUS

Sugestões de jogos na WEB

JOGO " DESTRUINDO AS BACTÉRIAS"

JOGO " SALTANDO OS FUNGOS"


Nenhum comentário:

Postar um comentário