terça-feira, 8 de novembro de 2011

Periscópio

Vivenciando a criação de um Periscópio
Os alunos dos 4ºs Anos A e B seguiram um texto instrucional para criar seu próprio periscópio. Mas afinal, o que é isso?
O primeiro periscópio foi inventado em 1902 pelo cientista Simon Lake, tendo sido aperfeiçoado por Sir Howard Grubb (1844 - 1931) que construiu e desenvolveu, a uma escala industrial, periscópios e telescópios, fundando uma das empresas mais importantes neste sector.

Durante a Primeira Guerra Mundial foi a fábrica de Sir Howard Grubb que forneceu a grande maioria dos periscópios procurados para serem usados como instrumento de guerra.

O periscópio utiliza-se para a observação de objectos a partir de trincheiras, carros de combate e, de um modo geral, a partir de locais protegidos. Usa-se também nos submarinos em imersão, para se poder observar a partir da superfície da água. O periscópio naval tem incluído um telescópio. Nos submarinos actuais existem vários tipos de periscópio, de pesquisa e de ataque, em que é possível variar as ampliações da imagem.

Um modelo mais avançado usa prismas de reflexão total em vez de espelhos planos.

Os conceitos da Física em aplicação



O Periscópio Básico consiste num tubo com dois espelhos planos, colocados um em cada extremidade do tubo, virados um para o outro, paralelos e num ângulo de 45°.

Os raios luminosos atingem o espelho da extremidade superior que os reflecte para o espelho da extremidade inferior. Este, por sua vez, reflecte-os para o orifício/visor (fig. 1).


Figura 1 - Periscópio
http://cienciadivertida.comze.com/index.php?p=2_38 

  Mas como ficaram os periscópios que os baixinhos fizeram?

As imagens a seguir, foram tiradas pela janela inferior do periscópio, veja que interessante:

Mas de quem são esses olhos azuis? 

Quem são esses curiosos?

Parabéns pelo aprendizado!!!!!! O próximo passo é a escrita do relato de experiência. Escolheremos um relato de experiência de cada  classe para postar no blog. Caprichem!!!
profªs Ana Rosa e Elaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário