segunda-feira, 21 de novembro de 2011

MESTRE DE BAILE/DANÇARINOS

A riqueza da dança a dois está na sua diversidade. Conhecida como uma modalidade de dança que engloba vários ritmos, a Dança de Salão é uma actividade sem preconceitos, praticada por pessoas de ambos os sexos, de todas as idades, cor, raça e níveis sociais. Além de estar em constante desenvolvimento, pois a todo o momento surgem novos ritmos, passos e formas de se dançar, ela tem também o papel de representar a cultura de um país, por preservar suas características culturais populares, como ocorre com o tango da Argentina, o samba do Brasil e a salsa de Cuba. A Dança de Salão tem e sempre teve seus altos e baixos. Ela já sofreu proibições, preconceitos, já foi rotulada de “brega” ou “demodê”, no entanto soube romper com maestria as portas do século XXI, e não é exagero dizer que está a crescer a cada dia.


Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.




São danças de salão latinas:


Samba – Revela a sensualidade natural do povo brasileiro. O samba de salão alterna movimentos rápidos e ágeis com pausas em momentos estratégicos da música. A sensualidade do samba está na agilidade aliada à ginga.


Rumba – Movimentação de anca é uma marca. O apelo é muito mais para o sensual do que para o romântico. Aproximação e afastamento de desejo, como se houvesse um diálogo “agora quero-te, não sei se te quero mais”.


Jive – Nome oficial do rock and roll na dança desportiva, o jive tem clima de grande brincadeira.
Uma dança vigorosa que exige velocidade e agilidade nos seus vários giros e pulos. É um divertimento!


Cha-cha-chá – Há uma atmosfera de conquista, porém mais alegre, perde um pouco da sensualidade para ganhar na alegria. Os movimentos em geral são rápidos e precisos, sem perder o balanço latino, que é essencial.


Paso doble – A força da cultura espanhola, a virilidade do toureiro e o atrevimento da espanhola. No paso doble, a dama representa a capa do toureiro e muitos dos movimentos traduzem etapas da tourada. Há um clima de desafio entre os parceiros, ao mesmo tempo que se conquistam.



São danças de salão clássicas:


Tango – Uma dança muito forte e emocionante. É um exercício de precisão e equilíbrio, revelando uma imagem de muita sensualidade e beleza.
Os passos são firmes. As pernas devem estar sempre preparadas para os cortes e entrelaces. Poses!


Valsa Vienense – Esta dança  é conhecida pelos seus movimentos de rotação e elegância, que parecem simples, mas exigem grande controlo e equilíbrio do par.


Valsa Inglesa – É uma dança sentimental e romântica, caracterizada por movimentos suaves e circulares. A suavidade, fluidez e giros são característicos nesta dança. Esta valsa é uma variação mais lenta da valsa vienense.


Slowfox – É chamada de “Rolls Royce” dos estilos de dança pela sua suavidade. Os passos são na maioria de deslocamento para frente e para trás e com giros, que devem manter equilíbrio e coordenação. É considerada unanimemente pelos professores de danças de salão uma das danças mais difíceis.


Quickstep – Versão mais rápida do Slowfox, mais do que suavidade, é um género que transmite alegria – uma alegria romântica.
http://www.mitango.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=16&Itemid=33

Nenhum comentário:

Postar um comentário