segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Paz, o que fazemos por ela? -CARTA AO LEITOR


Galera,
Estamos participando do concurso da TV TEm que vai premiar a melhor CARTA AO LEITOR.
Pensem em uma ideia legal!
Iremos trabalhar essa semana
Beijocas a todos
Professora Ana Rosa e Elaine

OBS: Segue abaixo a estrutura do texto e o que ele deve conter. Veja os exemplos.

CARTA DO LEITOR: é um gênero textual em que o leitor se dirige a um jornal ou revista para comentar, criticar ou elogiar uma matéria ou carta publicada em edições anteriores.
Essa seção oferece um espaço para que o leitor faça elogios ou críticas a uma matéria publicada, ou mesmo sugestões. Os comentários podem referir-se às ideias de um texto, com as quais o leitor pode concordar ou não; à maneira como o assunto foi abordado (neste caso, um leitor mais conservador pode afirmar que determinada questão foi tratada de forma muito liberal); ou à qualidade do texto em si (pode-se achar que o autor abusou de clichês, por exemplo).
É possível também fazer alusão a outras cartas de leitores, para concordar ou não com o ponto de vista expresso nelas

A linguagem da carta do leitor costuma variar conforme o perfil dos leitores da publicação. Pode ser mais descontraída, se o público é jovem, ou ter um aspecto mais formal.

Esse tipo de carta apresenta formato parecido com o das cartas pessoais: data, vocativo (a quem ela é dirigida), corpo do texto, despedida e assinatura. Porém, quando necessário, a equipe de redação do jornal ou revista adapta as cartas do leitor a seu estilo e as reduz para encaixá-las na seção reservada a elas, mantendo apenas uma parte do corpo.

Quando publicadas, as cartas costumam ser agrupadas por assunto. Assim, reúnem-se as que se refiram à mesma notícia ou reportagem em um mesmo bloco, que recebe um título.
Veja mais alguns exemplos de carta do leitor:

Senhores Diretores e Editores,

Constituiu-se motivo de muita alegria para mim a circulação no final da tarde de segunda-feira, dia 10 de abril de 2006, do jornal "Correio da Tarde", que na certa vem assinar uma importante página no jornalismo escrito do Estado do Rio Grande do Norte. Excelentes reportagens, colunas as mais variadas e um conteúdo dos mais completos, fazem do jornal Correio da Tarde uma leitura obrigatória da maioria dos potiguares, a cada final de tarde. Parabéns e muitos anos de circulação é o que desejo aos que fazem o CORREIO DA TARDE.

José Maria Alves
Advogado e jornalista
Liberdade I - Mossoró RN


Fonte: http://duvidasredacao.blogspot.com/2009/11/clique-sobre-imagem-para-aumentar.html
Reportagem sobre o concurso
http://tn.temmais.com/noticia/5/54647/concurso_da_tv_tem_estimula_estudo_as_criancas_e_da_premios.htm

Um comentário:

  1. muito grande nao estou a fim de ler hoje
    srsrrsrsrrsrs
    e tanbem ta muito chato eu queria como por exemplo
    drogas e bullyng

    ResponderExcluir